Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Ministério Público denuncia 17 por crimes no Cruzeiro do Sul

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) denunciou 17 integrantes do que chamou de uma "organização criminosa" que atuava no banco Cruzeiro do Sul por atos como formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Entre os denunciados estão os ex-controladores do banco Luís Octávio Azeredo Lopes Índio da Costa e Luís Felippe Índio da Costa.

Segundo o MPF, entre os delitos praticados pelo grupo entre janeiro de 2007 e março de 2012 estão formação de quadrilha, crimes contra o Sistema Financeiro, além de crimes contra o mercado de capitais e lavagem de dinheiro.

O Banco Central decretou em 14 de setembro a liquidação do Cruzeiro do Sul, depois que negociações para a venda da instituição, que estava sob intervenção desde o início de junho, fracassaram.

Em outra ação penal, o MPF acusa Luís Octávio Azeredo Lopes Índio da Costa, Luís Felippe Índio da Costa, Horácio Martinho Lima e Maria Luíza Garcia de Mendonça de fraudes no Banco Cruzeiro do Sul.

Segundo denúncia da procuradora da República Karen Louise Jeanette Kahn, autora das duas ações penais, em 2008 e nos primeiros quatro meses de 2009 "eles promoveram, indevidamente e de forma fraudulenta, o incremento de resultados positivos artificiais nas demonstrações financeiras da instituição". (O Globo)

  • Publicações10611
  • Seguidores98
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações318
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-denuncia-17-por-crimes-no-cruzeiro-do-sul/100279626

Informações relacionadas

Conselho da Justiça Federal
Notíciashá 15 anos

SJDF: sentença conclui por ausência de provas de irregularidades em processo de desestatização da Telebrás

Anderson Soares, Administrador
Notíciashá 11 anos

Negócio da Telexfree não é sustentável, afirma Ministério da Fazenda

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)