Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Supremo já busca vaga para Jefferson em presídios do Rio

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, determinou ontem que a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Rio consiga uma vaga em presídio para o delator do mensalão, o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB). A medida indica que Barbosa está se preparando para decretar a prisão de Jefferson e, provavelmente, também a de outros mensaleiros.

    Jefferson foi condenado a sete anos e 14 dias em regime semiaberto pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Terá que pagar uma multa de R$ 720 mil. Há 15 dias, desde que os primeiros 12 condenados pelo mensalão tiveram suas prisões decretadas por Barbosa, Jefferson aguarda em Levy Gasparian, no interior do Estado do Rio, o momento de sua prisão. Ele já não tem direito a outros recursos no julgamento.

    A secretaria reservou duas unidades para Jefferson: a Penitenciária Plácido de Sá Carvalho, no Complexo de Gericinó, em Bangu; e a Colônia Agrícola de Magé, em Magé, na Baixada Fluminense. A capacidade da primeira é de 1.500 presos, enquanto a outra abriga apenas cem detentos.

    O ex-deputado reivindica o direito à prisão domiciliar. No ano passado, Jefferson foi operado para a retirada de um tumor no pâncreas. No regime semiaberto, ele só sairá da penitenciária quando ganhar o benefício extramuros, ou seja, assim que a Vara de Execuções Penais (VEP) do Rio deferir um eventual pedido de trabalho do preso. No Rio, a VEP leva, em média, 40 dias para tomar uma decisão a respeito.

    Também existe a possibilidade de o próprio Joaquim Barbosa analisar um pedido de trabalho de Jefferson. Neste caso, se tiver com um trabalho definido, o delator do mensalão terá de ir para o Instituto Penal Cândido Mendes, no Centro do Rio, onde há 230 internos. Todos saem durante o dia para trabalhar e dormem na unidade à noite.

    E a Federal, que não chega?

    A demora na escolha da prisão onde ficará Jefferson se justifica porque o juízo da VEP teme pela integridade física do ex-deputado. Anteontem, Jefferson reafirmou sua intenção de negociar com a Polícia Federal um local para se apresentar assim que a ordem de prisão fosse expedida. Em conversa com jornalistas, ele chegou a brincar:

    E a Polícia Federal, que não chega?

    Roberto Jefferson falou, ainda, sobre a espera pela expedição da nova leva de mandados de prisão do mensalão. Ele disse estar cansado, e que, quando sair a ordem de prisão, deve se apresentar à Polícia Federal.

    Estou cansado, a expectativa mina a nossa resistência. Estou na expectativa. Se sair um mandado, vou me apresentar, mas estou esperando, vou conversar com o meu advogado hoje (ontem) disse.

    Jefferson deixou claro seu estado de espírito ao falar do deputado José Genoino. Disse ontem que, se ainda fosse presidente do PTB, recomendaria ao partido a votação em favor da aposentadoria do ex-presidente do PT. Para ele, a prisão deixa um homem de joelhos.

    Não tem prisão honrosa, esse regime fechado, ou o semiaberto, põe um homem de joelhos, faz dele um zumbi, sem alma. Imagina ter a sua vida decidida de fora para dentro o tempo todo, por ação e vontade de burocratas. Não vejo nenhum privilégio para Genoino, não vejo manobra.

    À espera da prisão, o delator do mensalão aproveita o tempo que lhe resta de liberdade alimentando os pássaros que tem em casa, brincando com os cachorros e recebendo visitas. Numa das entrevistas em Levy Gasparian, ele voltou a dizer que não se arrepende:

    Fiz e faria tudo de novo. Não tenho arrependimentos.

    Além de Jefferson, podem ser presos mais seis condenados no mensalão: os deputados Valdemar Costa Neto e Pedro Henry, os ex-deputados Pedro Corrêa e Bispo Rodrigues, o ex-dirigente do Banco Rural Vinícius Samarane e o advogado Rogério Tolentino. Dos seis, Samarane foi o único a pegar mais de oito anos de prisão, o que leva ao regime fechado. Ele foi condenado a oito anos, nove meses e dez dias, além de multa de R$ 598 mil, por lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta. (O Globo)

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-ja-busca-vaga-para-jefferson-em-presidios-do-rio/112167949

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)