Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Na 1ª sessão, STF absolve Lindbergh e Zeca Dirceu

    Senador era acusado de ter deixado de responder ao MP; deputado, de propaganda irregular

    O Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu ontem, em julgamento no plenário, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que ficou livre da acusação de crime de omissão no período em que foi prefeito de Nova Iguaçu. Na mesma sessão, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) foi absolvido da acusação de que fez propaganda eleitoral irregular na campanha de 2010. O investigado é filho do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que hoje cumpre pena de prisão imposta pela mesma Corte no processo do mensalão.

    Lindbergh Farias era acusado de ter deixado de responder a ofícios da 2? Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Iguaçu, o que caracterizaria o crime de omissão. Na defesa, o petista alegou que não enviou a resposta porque não tinha recebido os documentos.

    Lindbergh foi transformado em réu na campanha de 2010. Ele havia renunciado ao cargo de prefeito para concorrer a uma cadeira no Senado, e foi eleito. Sua assessoria divulgou nota comemorando: "Já são nove os casos de denúncia do Ministério Público de Nova Iguaçu julgados improcedentes pelo STF, o que revela um excesso que agora está sendo corrigido pelo Supremo"

    No caso de Zeca Dirceu, o Ministério Público o denunciou por ter afixado adesivos de sua campanha no dia do primeiro turno da eleição de 2010. Ele também teria cumprimentado eleitores e mesários no local de votação, o que caracterizaria boca de uma. O julgamento durou poucos minutos. (O Globo)

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações90
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/na-1a-sessao-stf-absolve-lindbergh-e-zeca-dirceu/112810296

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)