Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Ação no STF defende cobrança de dízimo por partidos

Oito anos depois de editada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e descumprida pela grande parte dos partidos políticos brasileiros, a Resolução 22.585/07 que proíbe a contribuição partidária dos filiados que ocupam cargos comissionados em órgãos públicos agora é alvo de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF). Na quarta-feira, a direção nacional do PR protocolou uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) alegando que a proibição fere a autonomia partidária para definir a estrutura interna, organização e funcionamento.

O texto questionado diz que não é permitido aos partidos receberem doações ou contribuições de titulares de cargos comissionados sem concurso público , desde que tenham a condição de autoridades. Para o PR, a resolução estaria criando uma categoria de filiados. Até hoje não há uma definição de quem se enquadraria no conceito de autoridades, o que já levou a posições distintas dentro do próprio TSE ao julgar as contas das legendas.

À época da resolução, a justificativa dos ministros do TSE é que a cobrança de dízimo de filiados poderia resultar na partidarização da administração pública, além de ocasionar um aumento considerável de nomeação de filiados a determinada agremiação, tornando-os uma força econômica dos partidos. Na ação, o PR rebateu que essa interpretação não leva em conta que a remuneração é direito do servidor, de livre disposição, não sendo o presente expediente meio adequado para a discussão da política que gira em torno das nomeações para cargos públicos.

A preocupação do PR em declarar a norma inconstitucional é que ela representa uma irregularidade que pode levar à perda, por um ano, do dinheiro do chamado fundo partidário. Isso porque outra resolução, a 21.841/04, foi além das regras previstas na Lei dos Partidos Políticos e trouxe sanções às legendas que recebem recursos de fontes vedadas na legislação, como é o caso da contribuição dos filiados.

Na ação, o PR alega também que as resoluções do TSE questionadas ferem o princípio da legalidade e da separação dos poderes ao invadir competência legislativa reservada à União para legislar sobre matéria eleitoral. Para o PR, o TSE não apenas disciplinou atos e procedimentos, mas criou sanção jurídica ao arrepio das competências constitucionalmente estabelecidas.

Apesar de as resoluções estarem em vigor há vários anos, o PR pede que seja concedida liminar para suspender trecho da Resolução 21.841/04 que trata do recolhimento dos recursos recebidos indevidamente e do texto integral da Resolução 22.585/07. A justificativa para o pedido de urgência é que a última está produzindo efeitos nas prestações de contas das eleições realizadas no ano passado. O ministro Teori Zavascki será o relator da Adin.

DOAÇÕES Reportagem do Estado de Minas, publicada no ano passado, mostrou que pelo menos 17 partidos cobram dízimo de seus filiados com cargos no Executivo e no Legislativo. A contribuição é definida nos estatutos das legendas, que também traz penalidades para quem não fizer a doação. A taxa varia de 3% a 10% do valor do salário, e pode ser descontado no contracheque, débito em conta bancária ou pago por meio de boleto bancário. Em alguns partidos, mesmo quem não é filiado, mas trabalha em gabinetes políticos, é obrigado a contribuir. Na ocasião, o Ministério Público classificou a medida como ilegal.

O cerco à movimentação financeira das legendas fechou ainda mais no último dia 30, quando o TSE editou uma nova resolução determinando o fim do sigilo bancário delas para ampliar a fiscalização sobre o dinheiro recebido também em períodos não-eleitorais. A cada 30 dias, os bancos passarão a encaminhar à Justiça Eleitoral a identificação de todos os autores de depósitos. Até então, os partidos deveriam apenas apresentar demonstrativos contábeis em suas prestações anuais de contas. O PR não trata dessa resolução na Adin. (UAI)

  • Publicações10611
  • Seguidores98
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações642
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-no-stf-defende-cobranca-de-dizimo-por-partidos/161090851

Informações relacionadas

Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Jurisprudênciahá 6 anos

Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRF-3 - APELAÇÃO/REMESSA NECESSÁRIA: ApReeNec XXXXX-21.2006.4.03.6003 MS

Recurso - TRF01 - Ação Contribuição sobre a Folha de Salários - Apelação Cível - de Memora Processos Inovadores contra União Federal (Fazenda Nacional

Bruno Gilaberte, Estudante de Direito
Artigoshá 2 anos

"Rachadinha" e o Direito Penal

Manoel Felix Pessoa Neto, Advogado
Artigoshá 7 anos

Construção Civil - Possibilidade legal da dedução de materiais utilizados na obra da base, na base de calculo do ISS e INSS

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Esta expressão dízimo ela não é adotada a partidos políticos. Deus não tratou esta questão no âmbito político, colocar essa palavra é querer fazer alguma gracinha, ou então falta de conhecimento de Deus. Mais como vivemos em País onde a liberdade de expressão é facultativa, naturalmente qual coisa vale. A gora é bom salientar que os dízimos é uma palavra empregada por Deus como uma contribuição de obediência a ele. O povo contribuíam para a obra dele. se assim é o T S E separa os dízimos e envia as igrejas. Aqui mesmo estamos precisando desde dízimos. kkkkkkk continuar lendo