Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dilma desiste de revisão da Lei da Anistia para punir torturadores

    A presidente Dilma Rousseff desistiu oficialmente da revisão da Lei da Anistia, que possibilitaria a punição de crimes cometidos por agentes da repressão durante o regime militar. O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, afirmou em parecer que a questão foi encerrada em abril do ano passado, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu pela não revisão da lei. Em nome da presidente, Adams recomendou ao tribunal que rejeite um recurso do Conselho Federal da OAB. A entidade cobra novo posicionamento do STF quanto à submissão ou não do Brasil à Corte Interamericana de Direitos Humanos. A corte considera que crimes cometidos por autoridades estatais são crimes contra a humanidade e, portanto, não poderiam ser anistiados por leis nacionais.

    Quando era ministra da Casa Civil, Dilma defendeu a revisão da Lei da Anistia ao dizer que os crimes cometidos por agentes de repressão durante a ditadura eram "imprescritíveis" e, portanto, poderiam ser julgados a qualquer tempo. Juntamente com os então ministros Tarso Genro (Justiça) e Paulo Vanucchi (Direitos Humanos), Dilma representou uma dissidência dentro do Governo e criticou o parecer contrário à revisão feito pelo Advogado Geral da União à época, o hoje ministro do STF José Antônio Dias Toffoli. Durante a campanha eleitoral, a presidente evitou polêmicas e passou a se dizer contra a revisão porque não queria "revanchismos".

    É a segunda vez, nesta semana ,que Dilma recua em um tema que lhe era caro: a primeira foi a decisão da presidente de não mais se empenhar para acabar com o sigilo eterno de papéis considerados ultrassecretos.

    Outro lado

    A assessoria da presidência afirmou que não houve "desistência" de Dilma quanto à revisão da Lei de Anistia, pois o assunto já foi julgado pelo STF. Segundo a assessoria, é prioridade do Governo a criação da Comissão da Verdade, que deve ser votada em breve no Congresso Nacional. O projeto estabelece uma comissão para investigar e fazer a narrativa oficial das violações aos direitos humanos durante a ditadura. ( www.uol.com.br )

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações833
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dilma-desiste-de-revisao-da-lei-da-anistia-para-punir-torturadores/2740103

    Informações relacionadas

    Agência Brasil
    Notíciashá 14 anos

    Caixa Econômica compra 35,5% do Banco PanAmericano por cerca de R$ 740 milhões

    Conselho Federal De Contabilidade
    Notíciashá 13 anos

    Relatório do BC aponta detalhes da fraude no PanAmericano

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)