Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Gurgel ainda vai analisar depoimento de Valério

    Procurador estava aguardando fim do julgamento para iniciar análise

    Nota do Ministério Público nega Informação de que procurador já pediu investigação de Lula

    O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ainda vai analisar o depoimento do empresário Marcos Valério prestado em setembro, segundo nota divulgada ontem pela assessoria do Ministério Público Federal. A nota nega informação veiculada ontem pelo jornal "O Estado de São Paulo" dizendo que Gurgel já teria decidido enviar o caso para a primeira instância, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria investigado a partir de afirmações de Valério, condenado pelo Supremo Tribunal Federal por ser o operador do mensalão, de que o esquema pagou despesas pessoais do ex-presidente.

    De acordo com a nota, Gurgel "ainda não iniciou a análise do depoimento de Marcos Valério, pois aguardava o término do julgamento" do mensalão. Essa análise será iniciada somente na próxima semana.

    Mas uma fonte familiarizada com o assunto disse, sob a condição de anonimato, que Gurgel, que está em férias e retorna ao trabalho na próxima semana, enviará mesmo o caso à primeira instância. Como Lula não tem mais foro privilegiado, a investigação ocorreria na primeira instância.

    A fonte ponderou, apenas, que isso, por si só, não significa que ocorrerá uma investigação. Segundo informações divulgadas pelo jornal anteriormente, Valério disse no depoimento que Lula sabia das negociações do esquema de compra de apoio político no Congresso. O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoíno e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, que, segundo o STF, formavam o núcleo político do mensalão, foram condenados pela corte.

    Gurgel enviou no último ano à primeira instância acusações de que Lula teria pressionado ministros do STF a não julgarem o mensalão antes das eleições municipais, caso que acabou arquivado pelo MPF.

    A assessoria de Lula informou que ele não irá se manifestar até uma decisão oficial de Gurgel. Já o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, divulgou nota lamentando o teor da reportagem do jornal. (Brasil Econômico)

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gurgel-ainda-vai-analisar-depoimento-de-valerio/100282896

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)