Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Eliana Calmon assume presidência interina do STJ

    A ex-corregedora de Justiça Eliana Calmon assume nesta quinta-feira (17) como presidente em exercício do STJ (Superior Tribunal de Justiça) até o fim do recesso do Judiciário no final de janeiro.

    A ministra será a primeira mulher a ocupar a presidência da Corte, mesmo que temporariamente. Calmon é vice-presidente interina do tribunal e substitui o titular do cargo, o ministro Gilson Dipp, que está em licença médica.

    O presidente do STJ, Félix Fischer, ficou no plantão desde o início do recesso em dezembro.

    No ano passado, quando era corregedora, Calmon se tornou bastante popular por protagonizar diversos embates com as entidades representativas dos juízes e por suas investigações contra magistrados.

    Segundo o STJ, a presidente em exercício responderá por pedidos que demandem decisões urgentes nos processos, quer já estejam em trâmite ou sejam iniciados no período.

    Em seu período de interina, ela acumula a Presidência e a vice-presidência do Tribunal e a diretoria-geral da Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados). Calmon é originária da magistratura federal na Bahia e chegou ao STJ em 1999, tornando-se sua primeira ministra.

    No Supremo Tribunal Federal, esse revezamento também foi feito. Na segunda-feira (14), o ministro Ricardo Lewandowski assumiu a presidência no lugar de Joaquim Barbosa, que vai aproveitar o final de janeiro para viajar de férias. (Folha de S. Paulo)

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações202
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eliana-calmon-assume-presidencia-interina-do-stj/100298542

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)