Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Pena de deputado a prisão em regime fechado é publicada

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou na edição dessa segunda-feira do Diário da Justiça o resultado do julgamento, realizado em dezembro, que rejeitou recursos contra a condenação do deputado Natan Donadon (PMDB-RO). O deputado foi o primeiro condenado pelo tribunal à prisão em regime fechado desde a Constituição de 1988, mas está em liberdade aguardando o desfecho do processo. Com a divulgação da decisão, o STF deve definir como será executada a pena do peemedebista. O debate vai servir de teste para o Supremo antes da fixação das prisões dos quatro parlamentares condenados no mensalão.

Durante o julgamento do caso no ano passado, o tema abriu uma crise entre o STF e o Legislativo. Se o Supremo entender que não cabem mais recursos e finalizar o processo, a ordem de prisão contra Donadon poderá ser expedida imediatamente. Caso esse seja o entendimento, deve surgir um novo impasse, uma vez que o deputado não teve a perda do mandato decretada pelo tribunal. A Constituição prevê que membros do Congresso só podem ser presos em flagrante. O STF condenou Donadon, em 2010, a 13 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de formação de quadrilha e peculato, por participação em desvio de cerca de R$ 8 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia em simulação de contratos de publicidade. (UAI)

  • Publicações10611
  • Seguidores98
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações163
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pena-de-deputado-a-prisao-em-regime-fechado-e-publicada/100404303

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)