Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF decide amanhã se Eduardo Cunha será réu por falsificação

    Deputado sustenta que é vítima de procurador condenado pelo TJ-RJ

    Escolhido há pouco mais de um mês pelo PMDB para ser o líder do partido na Câmara, o deputado federal Eduardo Cunha (RJ) pode virar réu em uma ação penal. Amanhã, o Supremo Tribunal Federal (STF) decide se aceita ou não denúncia contra ele. A Procuradoria Geral da República (PGR) acusa o parlamentar de utilizar documentos falsos para se livrar de um processo no Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio. Feita em 2010 pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a denúncia será analisada em plenário, sob a relatoria do ministro Gilmar Mendes.

    O TCE, em 2002, investigava possíveis irregularidades em uma licitação da Companhia de Habitação Fluminense (Cehab), que foi presidida por Cunha entre 1999 e 2000. Em sua defesa, Cunha anexou documentos com assinaturas falsificadas de três procuradores e um promotor, segundo laudo do Instituto de Criminalística do Rio.

    Cunha, entretanto, alega que foi vítima e que recebeu os documentos do então 2º subprocurador-geral de Justiça do Rio, Elio Gitelman Fischberg. Fischberg foi condenado pela Justiça fluminense por causa das falsificações.

    - Como sou vítima, aguardo para ver a decisão do Supremo - disse Cunha ao GLOBO. Ele cita a condenação do procurador para reforçar a sua tese de defesa: - Sou testemunha de acusação no processo desse procurador, que acabou sendo condenado.

    Em depoimento à Justiça, Fischberg chegou a afirmar, em 2010, que teria assinado os papéis "mediante chantagem moral".

    Perguntado se poderia saber sobre os motivos da falsificação, Eduardo Cunha disse que a indagação deveria ser feita a Fischberg, que foi qualificado por ele como um "doente mental":

    - Ele falsificou a ele mesmo. Ali, acho que é uma causa de doença mental. E ele também fez isso em outros casos.

    Cunha sugeriu ainda que a ação proposta pelo Ministério Público Federal pode ter tido como objetivo reverter a condenação imposta ao procurador Fischberg por conta do episódio:

    - Este inquérito pode ser mais uma manobra pra livrar o procurador de qualquer outra coisa.

    No dia 27 de agosto de 2012, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio condenou Fischberg por falsificação. A sentença determinou pena de três anos, dez meses e 11 dias de prisão, em regime aberto, e decretou a perda da função pública do réu. A pena, porém, foi substituída por outras duas, restritivas de direito: prestação de serviços à comunidade e pagamento de R$ 300 mil ao Instituto Nacional do Câncer (Inca).

    O advogado de Fischberg, Fernando Thompson Bandeira, disse que o seu cliente é inocente. Ele argumenta que o tribunal considerou crime a adulteração de uma cópia de um documento, e não o original. Para ele, este fato inviabiliza a acusação de falsificação de documento.

    - A acusação é absurda. Estamos recorrendo ao Superior Tribunal de Justiça.

    Em setembro do ano passado, o TCE do Rio decidiu reabrir investigação sobre possíveis irregularidades na Cehab. (O Globo)

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações129
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decide-amanha-se-eduardo-cunha-sera-reu-por-falsificacao/100407555

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)