Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Terceirização da escravidão

    Empreiteiras e aliciadores desvinculam alojamentos dos canteiros de obras para confundir a fiscalização. Nos centros urbanos o trabalho degradante fica com prestadores de serviço

    A imagem de uma pessoa subjugada, numa plantação ou carvoaria isolada num dos rincões do estado é o que geralmente vem à mente quando se fala em trabalho análogo à escravidão. Contudo, a atividade perversa, que submete milhares de brasileiros a condições degradantes, não se restringe ao meio rural. Só neste ano, das 283 pessoas libertadas de alojamentos precários e trabalhos forçados, 122 (43%) estavam em centros urbanos como Belo Horizonte e Grande BH (66), São Paulo (38), Goiânia (12) e Rio de Janeiro (6). Enquanto o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) investiga denúncias em canteiros de obras e empresas de serviços pesados, a reportagem do Estado de Minas mostra um novo esquema criado por empregadores e agenciadores da mão de obra oriunda do interior e de outros estados para ludibriar a fiscalização. Em vez de manter alojamentos próprios, os agenciadores agora terceirizam essa parte.

    O Bairro Buritis, na Região Oeste de BH, é um dos mais aquecidos mercados imobiliários da capital mineira, o que fez dele um dos pontos com mais canteiros de obra em atividade. Entre as centenas de frentes de trabalho, há operários vindos de vários lugares do país. O que muitos deles têm em comum é o intermédio de um agenciador que conseguiu serviço para eles, de apelido Gato Seco. O nome dele e o apelido constam em pelo menos seis canteiros de obras fiscalizados nos últimos dois anos pelos agentes do MTE.

    À primeira vista, Gato Seco parece um operário comum: macacão de peão, capacete de plástico amarelo, óculos escuros e um celular por meio do qual fala sem parar. Andando de uma obra para a outra, o homem de não mais de 40 anos concordou em contar como se dá hoje em dia o emprego de mão de obra em condições análogas às de escravidão, com a condição de não ter o nome revelado. Antes, a gente tomava muita multa da fiscalização, principalmente por causa dos alojamentos. Para seguir o que o MTE quer, teríamos de fazer um hotel para os rapazes (trabalhadores), considera. Então, o que a gente faz é usar uma outra empresa. A gente fala que é uma empreiteira. Os trabalhadores dormem nos alojamentos deles, bem longe daqui. Comem por lá, tomam banho, bebem a cachaça e fazem tudo quanto há por lá, conta o agenciador.

    Ele admite que essa é a realidade atual. Agora mesmo, nessa obra aqui, tenho 20 rapazes que trouxe de Bocaiuva (Norte de Minas). A empreiteira traz aqui, eles trabalham o dia inteiro e depois são levados de volta. No caso de a fiscalização aparecer, o esquema funciona para ludibriar as multas. A empreiteira tem tempo de mudar as coisas deles para outro alojamento, juntar as carteiras de trabalho e o que mais precisar. Está é faltando gente para trabalhar, porque serviço tem demais. E, se não for assim, a gente não consegue mais peão, resume o agenciador.

    Resgate Pelo Buritis não é difícil encontrar obras que mantêm operários trazidos de outros lugares para condições subumanas de trabalho. Em série de fiscalizações nos canteiros da JGR Engenharia e Serviços, entre 24 de agosto e 20 de setembro, agentes do MTE resgataram 88 pessoas em condições análogas à escravidão. Foram 47 autos de infrações lavrados em cinco canteiros, num total de R$ 198 mil em multas.

    De acordo com o processo gerado pela fiscalização, eram 42 baianos, 21 sergipanos, 24 norte-mineiros e um alagoano que trabalhavam sem condições adequadas de proteção, sem registros de pontos e das carteiras de trabalho. Entre eles foram encontrados seis menores de idade em local insalubre e perigoso.

    O alojamento da turma ficava nos subsolos ou porões, o que é proibido. Camas, lençóis, armários e vasos sanitários estavam em desacordo com as regras trabalhistas, sem higiene e limpeza nas cozinhas e alojamentos. Faltava também água potável, filtrada e fresca. As instalações elétricas estavam descobertas. No piso dos canteiros de obras havia várias pontas de vergalhões de aço desprotegidas e também aberturas nos pisos para transporte vertical de material sem guarda-corpos.

    Onde há um pobre coitado procurando serviço, tem sempre um gato por perto interessado em aliciá-lo para a exploração e o trabalho degradante, afirma o frade Xavier Plassat, coordenador da campanha nacional de combate ao trabalho escravo, da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Ele associa o problema à baixa escolaridade e más condições de renda nas regiões pobres do país, como o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha. O trabalho escravo é um fenômeno extremo de violação da dignidade e da liberdade. E isso traz prejuízos para a economia do país. As violações de regras de mercado abrem a oportunidade de retaliações de outros mercados por causa da competitividade desleal e de infrações de direitos humanos, alerta Plassat.

    De acordo com o coordenador do grupo de combate ao trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais, Marcelo Gonçalves Campos, o manutenção de pessoas em condições análogas à escravidão ainda é um traço cultural no Brasil que precisa ser combatido com vigor. Percebemos que há uma cultura do empregador de suprimir os direitos pelo lucro. A partir de 2003, a legislação trabalhista se aprimorou e hoje contamos com todos os instrumentos de governo, sejam polícias ou Ministério Público, para fiscalizar e coibir as práticas análogas à escravidão", afirma. As denúncias dos trabalhadores, parentes e testemunhas, ainda são nossa melhor forma de informação, disse (Estado de Minas)

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações611
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/terceirizacao-da-escravidao/100512257

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)