Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Agora é oficial: Schettino está fora

    Ludymilla Sá Por determinação judicial, Paulo Schettino não é mais presidente da Federação Mineira de Futebol (FMF). O acórdão da decisão do juiz da 13ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Wauner Batista, que anulou os efeitos da Assembleia Geral da entidade, realizada em agosto do ano passado, foi publicado ontem. Dessa forma, o dirigente e toda a sua diretoria foram afastados. O ex-mandatário promete recorrer da decisão em instâncias superiores.

    Também ontem, o juiz da 6ª vara cível do Fórum Lafayette, Antônio Leite de Pádua, nomeou dois interventores para a FMF por solicitação do Ministério Público. Foram nomeados o economista Fernando Aurélio Machado Costa e a contadora Sarah Viviane dos Santos Barbosa. Eles exercerão as funções de Schettino enquanto não for realizada nova eleição.

    A escolha dos interventores foi questionada por Paulo Schettino durante comunicado feito na sede da Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE). Ele afirma que Fernando Machado é candidato declarado à Presidência da FMF. Estranhamente, um dos interventores é irmão do desembargador Eduardo Machado, que já foi auditor do TJD e me puniu no passado. Além disso, já procurou vários representantes do futebol mineiro, a exemplo do presidente do Atlético, Alexandre Kalil, para buscar apoio para o irmão dele concorrer à eleição na FMF.

    O promotor Eduardo Nepomuceno, responsável pela ação que resultou na decisão judicial, afirmou que não indiciou nenhum nome. Mas isso é o que menos importa para o Ministério Público no momento. O juiz tem liberdade para fazer essa escolha desde que os escolhidos tenham experiência em gestão de entidades e idoneidade para tal.

    Schettino, nitidamente abatido, considerou ilegal a decisão e vai recorrer. Foi concedida uma liminar no fórum suspendendo a validade da assembleia. Conseguimos liminar no tribunal, mantendo os efeitos da assembleia. O tribunal, no julgamento do mérito, não acatou os argumentos da FMF. E mesmo com o processo no Fórum suspenso porque o assunto ainda não foi resolvido no tribunal, o próprio fórum nomeia interventores para administrar a FMF, em desacordo com o estatuto.

    Paulo Schettino foi afastado porque a Justiça considerou seu mandato irregular. Em agosto de 2012, foi convocada assembleia geral extraordinária para alterar o estatuto da entidade, que prolongou o mandato de 2012 até 2014.

    Ele era vice-presidente da FMF e assumiu o cargo em 2004, depois da cassação de Elmer Guilherme Ferreira, já falecido, que foi motivada por uma série de irregularidades, incluindo formação de quadrilha e evasão de divisas. Cumpriu o restante do mandato e foi reeleito. (Estado de Minas)

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações155
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agora-e-oficial-schettino-esta-fora/100517098

    Informações relacionadas

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Notíciashá 15 anos

    Novo desembargador toma posse

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)