Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia Constituinte exclusiva para a reforma política

    A convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva para a reforma política foi defendida na reunião do Senado pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), na noite em que mais de 1 milhão de pessoas faziam manifestações em uma centena de cidades. Alguns milhares, diante do Congresso Nacional, em Brasília.

    Os senadores mantiveram a sessão plenária até pouco depois da meia-noite de quinta-feira, e os cinco que permaneceram no plenário se revezaram em discursos sobre as manifestações. Segundo Cristovam Buarque, para atender às reivindicações, é necessário abolir os partidos. Hoje, nada unifica mais todos os militantes e manifestantes do que a ojeriza, a desconfiança, a crítica aos partidos políticos, disse.

    Ele defendeu a reorganização da política com a criação de um novo formato de partidos e da maneira de fazer política. Nossos partidos não refletem mais o que o povo precisa com seus representantes, nem do ponto de vista do conteúdo, nem do ponto de vista da forma, afirmou o ex-governador do Distrito Federal e ex-ministro da Educação no começo do governo Lula e que se reelegeu senador em 2010. De acordo com esse político tarimbado, a resposta a 1 milhão de pessoas que se manifestam em um dia não pode ser, nada menos, que uma revolução na política.

    A convocação da Assembleia Nacional Constituinte foi defendida também, em discursos, pelos senadores Pedro Simon, do PMDB gaúcho, e pelo senador Pedro Taques, do PDT do Mato Grosso. Na opinião deles, a reforma política é a principal reivindicação dos manifestantes. Simon disse que esses manifestantes, como toda a sociedade, não acredita que o Congresso Nacional faça alguma emenda positiva a favor do povo brasileiro. O vice-presidente do Senado Jorge Viana, do PT do Acre, acredita que os protestos na rua não miram um determinado partido e sim o sistema político em geral. É um questionamento às instituições, afirmou.

    No dia seguinte, porém, a Assembleia Constituinte, mais uma vez, já parecia esquecida. Jorge Viana disse que o Congresso Nacional deve fazer a reforma política com certo radicalismo, para recuperar a credibilidade perdida. O problema é que ninguém mais acredita que os atuais deputados e senadores façam a reforma política que a maioria dos brasileiros e não apenas aqueles 1% que saíram às ruas para protestar está a exigir há muito tempo.

    É hora de se discutir a sério a convocação da Assembleia Constituinte exclusiva. (Hoje em Dia)

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações72
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-constituinte-exclusiva-para-a-reforma-politica/100578251

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)