Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP recomenda que 13 cidades do Triângulo não autorizem loteamentos em áreas de preservação

    Ministério Público Federal (MPF) em Uberaba e Ministério Público de Minas Gerais querem evitar o parcelamento irregular do solo urbano e rural

    Treze prefeituras de cidades do Triângulo Mineiro foram orientadas pelo Ministério Público Federal (MPF) em Uberaba e pelo Ministério Público de Minas Gerais a não autorizarem a criação de loteamentos em áreas de preservação permanente próximas às margens de rios e de reservatórios de usinas hidrelétricas.

    A recomendação foi expedida aos municípios de Água Comprida, Campina Verde, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Frutal, Itapagipe, Iturama, Planura, Sacramento, São Francisco de Sales e Uberaba. A intenção dos órgãos é evitar o parcelamento irregular do solo urbano e rural para a criação de empreendimentos voltados à comercialização de ranchos e imóveis para lazer aquático.

    A decisão leva em conta o fato de empreendedores passarem por cima de normas impostas pelo Estatuto da Terra no que diz respeito ao parcelamento do solo rural a fim de conseguirem lucro acima do normal na comercialização de unidades. De acordo com o MPF, o problema é antigo nas cidades que receberam a recomendação e na maioria dos casos as prefeituras, muitas vezes com o apoio das câmaras municipais, têm desconsiderado as normas legais como o Estatuto das Cidades (Lei Federal 10.257/2001) e a lei que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano (Lei Federal 6.766/79).

    A medida foi tomada depois de uma sentença que proibiu a implantação de um loteamento às margens de um reservatório na cidade de Água Comprida. Na decisao de 17 de dezembro do ano passado, a Justiça julgou procedente a Ação Civil Pública dos ministérios públicos Estadual e Federal contra o município, que editou uma lei, ampliando o perímetro urbano para possibilitar a implantação de um loteamento na zona rural da região, ao lado do reservatório de uma hidrelétrica.

    Na decisão, ficou definido que o empreendedor deve promover, em 90 dias, a recuperação total da área de preservação permanente, na faixa de 100 metros da cota máxima de inundação do reservatório, que foi degradada pela implantação do loteamento. (UAI)

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações277
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-recomenda-que-13-cidades-do-triangulo-nao-autorizem-loteamentos-em-areas-de-preservacao/167325802

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)