Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Promotoria vai investigar ITBI inflado pela Prefeitura de BH

    A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Belo Horizonte vai investigar denúncias de supervalorização na cobrança do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Conforme noticiou o Hoje em Dia, nas edições da última quarta-feira (11) e do dia 22 de janeiro deste ano, compradores de apartamentos em Belo Horizonte estão sendo surpreendidos com guias em que o tributo é calculado tendo como base até o dobro do valor negociado pelo imóvel.

    Para estimular os fiscais, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ainda oferece uma gratificação financeira para aqueles que baterem metas de arrecadação.

    Uma das suspeitas é a de que, impedida pela Justiça de aumentar a alíquota do ITBI em 20%, a prefeitura, ao supervalorizar os preços dos imóveis, possa estar lançando mão da estratégia para engordar o caixa.

    Na ânsia de aumentar o contracheque, os fiscais podem estar exagerando nos valores que servem de base para o cálculo do tributo, diz o presidente da Comissão de Direito Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB-MG) e diretor da Caixa Imobiliária Netimóveis, Kênio de Souza Pereira. Ele conseguiu reunir dezenas de guias que comprovam a superavaliação dos bens.

    O deputado estadual Fred Costa (PEN) informou que vai ao Ministério Público para formalizar a denúncia. O partido foi o responsável pela proposição de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para barrar o reajuste do ITBI de 2,5% para 3%, conforme pretendia a PBH.

    O deputado disse ainda que irá solicitar a realização de uma audiência pública para debater o tema. É uma sucessão de erros que, se não ilegal, é imoral e inadmissível, disse Costa. Em entrevista à imprensa na última quarta-feira (11), o prefeito Marcio Lacerda orientou os contribuintes insatisfeitos com o montante cobrado a solicitar a revisão do valor. Quem se sentir prejudicado entra com recurso administrativo e pede uma reavaliação. Essa avaliação de valor de mercado de imóveis tem variações, justificou. (Hoje em Dia)

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1053
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotoria-vai-investigar-itbi-inflado-pela-prefeitura-de-bh/167325803

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)