Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CCJ dispõe sobre impedimento de juiz

    A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou o PLC 46/05, do deputado João Caldas, que dá nova redação ao art. 134 da Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo Civil.

    O projeto propõe alterar a redação do art. 134 da Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973 (Código de Processo Civil), para ampliar as hipóteses de impedimento à atuação do juiz nos processos que lhe forem distribuídos, sejam de natureza contenciosa ou voluntária.

    Composto por três artigos, o projeto foi apresentado, em 24 de abril de 2001, pelo deputado João Caldas. Com as alterações que propõe ao texto do Código de Processo Civil, a proposta tem por objetivo imprimir nova redação ao art. 134 do CPC, para estabelecer a proibição ao juiz de exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário em que esteja postulando, como advogado da parte, seu companheiro, ou quando ele próprio seja companheiro de alguma das partes, sendo que, no primeiro caso, o impedimento somente se verificará quando o advogado já estiver exercendo o patrocínio desde o início da causa.

    Portanto, fica vedado ao advogado ingressar no processo de modo a criar impedimento ao juiz, ainda que postule indiretamente, seja por estar em mandato conjunto com outro advogado, seja por integrar sociedade de advogados atuante no processo.

    Finalmente, o último dispositivo do projeto em exame determina que a lei dele resultante entrará em vigor na data de sua publicação, devendo ser aplicada, desde logo, aos processos pendentes de julgamento.

    O relator, senador Raimundo Colombo apresentou parecer favorável nos termos da Emenda nº 1-CCJ (Substitutivo). (Conamp)

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações103
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ccj-dispoe-sobre-impedimento-de-juiz/2125995

    Informações relacionadas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Capítulo VII. Da Ação Rescisória

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Código de Processo Civil Comentado

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Capítulo II. Dos Impedimentos e da Suspeição

    José Herval Sampaio Júnior, Juiz de Direito
    Artigoshá 8 anos

    Procedimento para alegação de impedimento e suspeição do Juiz no novo CPC

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)