Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPCRED e COOPERMAGIS se unem

    Seguindo a tendência mundial de fusões, as Cooperativas de Crédito dos Integrantes do Ministério Público do Estado de Minas Gerais MPCRED e de Economia e Crédito Mútuo dos Integrantes do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais - COOPERMAGIS agora são uma só e atendem pelo nome Cooperativa de Crédito dos Integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais Ltda. SICOOB JUS-MP.

    A união se deu em assembléia geral no dia 27 de março, no auditório da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP). Além da deliberação sobre o processo de aglutinação das duas cooperativas, foram apreciadas proposta de reforma integral do Estatuto Social (artigo 1º ao artigo 89) da MPCRED, com aumento de artigos e mudança da denominação social; eleição de cinco membros para recomposição do Conselho de Administração; e eleição dos membros do Conselho Fiscal. A integração contábil será em maio, informa o presidente Joaquim Rocha Dourado.

    Segundo o Procurador de Justiça, Joaquim Dourado, que era presidente da MPCRED há um ano, a fusão é sonho desde a fundação das duas cooperativas e resultado de meses de negociação, aceleradas no início deste ano. A identidade de valores e a visão convergente de futuro foram determinantes para a reorganização societária.

    "A avaliação da fusão é muito positiva, destaca Joaquim Dourado. Maior e mais robusta, com aumento dos ativos, mais pontos de atendimento e carteira maior de serviços, a SICOOB JUS-MP ganha poder de escala, com a redução de custos, taxas de aplicação maiores e juros menores em financiamentos. Certamente, a fusão da MPCRED e da COOPERMAGIS dá também mais solidez ao mercado de cooperativas.

    Há países na Europa em que até 80% do crédito pessoal são administrados pelas cooperativas de crédito. No Brasil, o cooperativismo está em franca expansão, com tendência irreversível de expansão, crescimento e fortalecimento.

    Vantagens

    O mais se divulga é que cooperativas oferecem excelência de serviços, que são diferenciados e vantajosos para seus cooperados. Além da robustez da nova marca SICOOB JUS-MP, a fusão permitirá redução de custos com maior poder de escala, aumento do valor do ativo da nova Cooperativa, com a soma dos patrimônios; possibilidade de maior crescimento da nova cooperativa; ampliação da rede de atendimento (dois Postos de Atendimento Cooperativo - PACs e quatro equipamentos de auto-atendimento - ATMs); aumento do valor do empréstimo por cooperado (até R$1.250 mil); ampliação da oferta de produtos e serviços (financiamento de veículos, antecipação de URV, 13º e devolução de IR, seguros em geral, previdência privada, caderneta de poupança etc.); maior opção na carteira de empréstimos e financiamento (diversas modalidades); redução da taxa de juros nos empréstimos e financiamentos; preservação dos funcionários, já que não se prevê demissão por causa da união da cooperativas; participação efetiva dos magistrados e dos membros do Ministério Público nos órgãos da administração superior da nova Cooperativa (Assembleia de Delegados, Conselho de Administração, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal); preservação da identidade das antigas cooperativas (PAC MPCRED e PAC Coopermagis), além do nome da nova cooperativa - Cooperativa de Crédito dos Integrantes do Poder Judiciário e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais Ltda.

    As cooperativas

    A MPCRED foi inaugurada em 21 de janeiro de 2000, graças à perseverança de 43 sócio-fundadores. Seu primeiro diretor-presidente foi Tomáz de Aquino Rezende. Tem cerca de 1.500 cooperados e congrega os servidores e os membros do Ministério Público mineiro (Promotores e Procuradores de Justiça). Com atuação em todo Estado mineiro, a MPCRED mantém convênio com a Procuradoria-Geral de Justiça para autorização do desconto em folha do cooperado-associado.

    A COOPERMAGIS foi autorizada a funcionar pelo Banco Central em 11 de outubro de 2001, com 30 sócios fundadores e capital inicial de R$15 mil. O convênio firmado com os tribunais de Justiça de Minas Gerais, de Alçada, de Justiça Militar e Regional Eleitoral, que autorizaram descontos em folha dos cooperados, constituiu relevante papel na consolidação das condições favoráveis a seu funcionamento. Tem atuação em todo o Estado para conforto e tranqüilidade de seus cooperados cerca de 650 - do Poder Judiciário - Juízes, Desembargadores, Servidores Efetivos e Familiares.

    Cooperativismo

    Doutrina cultural e socioeconômica baseada em princípios de igualdade e solidariedade, o cooperativismo se dá partir da união de pessoas com interesses econômicos e sociais comuns, visando proporcionar desenvolvimento social aos membros que dela participam, através da ajuda mútua e da cooperação.

    A cooperativa de crédito se diferencia das outras instituições financeiras por ter uma gestão mais democrática e não ter fins lucrativos. Os cooperados são, ao mesmo tempo, proprietários e usuários do seu próprio negócio, participando, por isso, das decisões da cooperativa, por meio das assembleias gerais. A cooperativa de crédito oferece, além de priorizar a melhor rentabilidade nas aplicações, condições de crédito compatíveis com as necessidades dos seus membros, em termos de taxas, volume e condições de pagamento.

    As cooperativas de crédito são regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil e integram o Sistema Financeiro Nacional, sendo vinculadas às normas que o regem.

    Credito: divulgação

    A Assembleia foi realizada no dia 27

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações797
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpcred-e-coopermagis-se-unem/2135869

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)